Feliz Ano Novo!


Feliz 2015! Que este ano seja maravilhoso e que nos permita ser melhores pessoas. Que o ano comece comemorando a Paz: conforme sugere o primeiro dia do ano - o dia Mundial da Paz. Celebrando dentro de cada um de nós, a paz!
A festa de passagem de ano proporciona a oportunidade de fechar um ciclo e recomeçar na manhã seguinte, recomeçando e renascendo de olhos abertos, despertando do zero. O ritual de passagem pode ser uma boa ocasião para fazer um balanço: O que fiz? Quem fui? Como posso ser melhor?
No dia um, imbuídos no espírito do novo, porque não olhar para dentro e em redor e sentir. Sentir e compreender como ser um pouco mais. Um pouco melhor, um pouco mais alto, um pouco mais longe, um pouco mais forte e um pouco mais... Em paz.
Que todos tenhamos a possibilidade de sermos mais e melhores pessoas. Talvez desse modo contribuamos para um mundo um pouco melhor, um pouco mais amoroso e um pouco mais... em paz.
Janeiro é, para mim, um mês muito especial.
Por várias razões, entre as quais o aniversário de uma senhora extraordinária, a pessoa mais velha de Nogueira do Cravo. No dia 11, a tia Altina celebra o seu nonagésimo quarto aniversário! A tia Altina faz 94 anos! Parabéns Avó! Parabéns por ter chegado até aqui tão bonita.
A tia Altina, a costureira, a modista, a bordadeira e tantas coisas mais. A senhora que bordou tantas toalhas que ainda hoje enchem a igreja e a capela de Nogueira. E talvez as de muitas casas de Nogueira.
A tia Altina, a senhora que durante décadas vestiu as noivas, as madrinhas, as mães, as sogras, as mulheres e crianças para os casamentos. A senhora que vestiu tantas e tantas pessoas ao longo da sua vida. A senhora que desenhou tantos tecidos, cortou, coseu, bordou; no fundo dando vida aos tecidos, dando cor às vidas das pessoas e às festas de Nogueira.
Uma mulher coragem, assim a chamam juntamente com as suas lindas irmãs. Além de costurar, bordar, tricotar, a tia Altina, a minha querida Avó, escreve versos e canta. E como canta. Como enche a igreja com a sua voz, cantando com o coração, com uma voz que espalha alegria. A tia Altina, a avó Altina faz 94 anos no dia 11 de Janeiro! Parabéns! E obrigada por ser a minha avó!
Em Janeiro existe outra data importante para mim. O dia 23 é o dia Mundial da Liberdade. Ser livre é, para mim, um dos elementos para ser feliz. Livre para ser, para estar, para viver de acordo com as escolhas/decisões que tomo.
Não obstante, a liberdade é necessariamente responsabilidade. São dois conceitos que caminham lado a lado. Sem responsabilidade não há liberdade. Pois a partir do momento em que cada um tem liberdade para escolher, para decidir, a consequência da opção é única e exclusivamente da sua responsabilidade. Ninguém a culpar, ninguém a julgar, ninguém a quem remeter os sucessos e fracassos. Liberdade é responsabilidade. É ter a capacidade de responder a cada situação, a cada momento, de forma autónoma, independente. Talvez por isso não seja fácil ser livre. Queremos ser responsáveis por todos os nossos actos? Queremos ser responsáveis por tudo o que somos, onde estamos e com estamos? Queremos ser responsáveis pela vida que vivemos?
Mas não é assim tão linear. Escolher entre duas coisas, duas situações, dois caminhos, é escolher entre algo pré-determinado... pelos outros. Talvez seja por essa razão que alguns autores digam que a liberdade é ilusória. Será a liberdade possível ou é apenas ilusão?
Quero crer que a liberdade é possível e que a capacidade de responder seja além do pré-determinado. Que nessa capacidade de resposta, em liberdade, a criatividade surja para re-inventar, para re-criar novas respostas... Para ser livre... Em paz!
Feliz ano novo, em paz, em liberdade!